Extra Cash

Get cash from your website. Sign up as affiliate.

UOL NOVO

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CURIOSIDADES DA RAÇA

Tamanho
O Poodle em sua origem foi desenvolvido apenas no tamanho “standard”, mas através de cruzamentos selecionados, os criadores fixaram outros padrões de tamanho. No Brasil, as 2 entidades nacionais reconhecem tamanhos diferentes para o Poodle.
De acordo com a CBKC, que segue o padrão da Federação Cinológica Internacional, o Poodle pode ter 4 tamanhos:
  • Poodles Grandes: de 45 até 60cm, com uma tolerância de 2cm.
  • Poodles Médios: de 35 até 45cm.
  • Poodles Anões: de 28 a 35cm.
  • Poodles Toys: abaixo de 28cm (a altura do tipo ideal é 25cm).
Já o padrão do American Kennel Club considera 3 tamanhos para o Poodle
  • Poodles Standard: mais de 38cm
  • Poodles Miniatura: de 28 até 38cm.
  • Poodles Toys: de 25,5cm a 28 cm
É importante ressaltar que é pouquíssimo recomendado o acasalamento de cães com estruturas ósseas (tamanhos) diferentes.

Tosa
A pelagem farta do Poodle lhe rendeu o título de “campeão quanto às formas de se tosar”. Só para se ter uma idéia, o livro “The Complete Poodle Clipping & Grooming” ilustra 54 tipos de corte.
bizarre-dog-hairstyle-5
Segundo diversas fontes, as formas de tosar o pelo dos Poodles era diretamente vinculada às atividades que desenvolvia. O corte conhecido como “leão” (retirada do pelo dos quadris, deixando pelo farto em volta dos peito e dos joelhos) foi criado para aliar proteção, e versatilidade na água, à beleza e equilíbrio do cão.
Entre os tipos mais comuns estão a Tosa de Verão, Carneirinho (não aceitas para apresentação em exposição), a Leão e a Moderna (aceitas em exposição).
Uma característica curiosa é que, apesar do pelo crescer mais rapidamente que o das outras raças, o Poodle não perde pelos como os outros cães. Mas mesmo com essa ‘facilidade’ é preciso cuidados especiais com a pelagem do Poodle. O ideal é que receba escovação diária para evitar nós, banhos e tosa regulares. Além de uma atenção extra para não deixar o pelo molhado e evitar assim, o aparecimento de fungos e outros problemas de pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário